top of page

Planejamento de uma viagem de moto.

  • Alex Nascimento
  • 19 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Quando comecei viajar de moto, os maiores receios que eu tinha eram: se perder por essas estradas, ficar sem gasolina em algum lugar distante de postos de combustível, quebrar a moto e não conseguir voltar, entre várias outras situações que criamos em nosso consciente antes de ir.


Algo que parece bobo, mas que tranquiliza e faz toda a diferença é o planejamento. Tentar planejar tudo o que for possível e, até o impossível.


No entanto, esse planejamento requer tempo. Tempo necessário, inclusive para algumas pesquisas em sites, com o propósito de apurar o máximo de informações sobre toda a viagem.


Compartilho aqui alguns sites que considero úteis, que acredito ajudar nesse planejamento e que utilizo:


Alguns sites que utilizo:















Essa lista de site pode facilitar sua viagem e trazer muitas informações. É daí que tiro tudo o que preciso para montar a minha planilha de viagem. Essa planilha contém:


  • Data da viagem.

  • Cidade de origem e destino.

  • Distância em quilômetros, no dia e acumulado.

  • Consumo de gasolina, no dia e acumulado.


Estradas - Busco o máximo de informações sobre as condições em que as estradas se encontram, no entanto essa mesma planilha já serve como um mapa, pois deixo notificadas todas as estradas aonde vou.

"Isso ajudou muito na Expedição Argentina, Chile e Uruguai com o Dois em duas Rodas".


Atrações - Faz parte do planejamento, buscar as atrações que as cidades oferecem. Costumo anotar os locais, eventos e passeios por ordem de relevância e/ou interesse.


Hospedagem - Geralmente separo três opções de hotéis, mas não faço reservas, pois temos que contar com possíveis imprevistos que podem acompanhar uma viagem sobre duas rodas. Por isso, decidimos a hospedagem na hora em que chegamos à cidade. Temos que considerar que olhar no site é uma coisa e pessoalmente pode ser outra totalmente diferente.


Moeda - Facilita muito deixar na planilha a atualização automática da cotação da moeda local. Podemos buscar informações sobre conversão no site do Banco Central do Brasil,


Outros itens a considerar na contabilidade - fazer uma estimativa de valores de refeições, pedágios, balsas, revisão da moto, se necessário, e uma quantia para imprevistos.


Sugestão importante - deixar com uma pessoa de confiança e/ou em lugar de fácil acesso algumas informações pessoais como: cópia de documentos (RG, Passaporte, habilitação, documentos da moto e seguro, etc.), tipo sanguíneo, endereço, telefones para contato, alergia a algum medicamento, roteiro da viagem, etc.


Bagagem por conta de cada um, mas que seja o mínimo possível.


No mais, desejo um bom planejamento e uma ótima viagem.

Lembrando que a viagem já começa no planejamento!

 
 
 

コメント


bottom of page