Vantagens e desvantagens da carenagem em motos
- Compilado por AlexNasc Motorcycle
- 26 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Mesmo se você não for muito ligado no mundo das motos, já deve ter percebido que geralmente os modelos esportivos usam uma carenagem integral, o que dá um visual mais arrojado e geralmente mais bonito do que o das motos chamadas de “naked”, sem essa carenagem.
Não dá para negar que a carenagem é um componente estético interessante, e a estética é sempre um dos fatores preponderantes na hora da compra. Uma moto bonita vende melhor que uma feia.
Também é verdade que as superesportivas não são as únicas a contar com carenagens para cobrir suas “entranhas”. Há modelos, como as enormes Honda Gold Wing ou a BMW K 1600 GT, que têm quase toda a parte mecânica coberta. Mas quando se fala sobre o assunto, nos vêm à mente modelos mais potentes, como a Kawasaki ZX-10R Ninja, a Yamaha YZF-R1, ou uma Suzuki GSX-R 1000.
Mas a pergunta a ser respondida aqui é: para que serve a carenagem?
Certamente não é apenas para justificar o salário dos designers de motos superesportivas. Na verdade, o objetivo primário da carenagem é reduzir a resistência do ar no veículo.
A carenagem ajuda no perfil aerodinâmico dessas máquinas. Para se chegar em um modelo ideal, são feitos estudos em túneis de vento para determinar as formas adequadas da carenagem, assim como acontece com aviões ou carros de competição, como na Fórmula 1.
A maior diferença, no entanto, é que nas motos esse desenho aerodinâmico precisa considerar o piloto como parte do conjunto. Este é o motivo pelo qual os pilotos parecem se “esconder” atrás da moto, inclinando-se para frente: para diminuir a resistência que seu próprio corpo oferece ao ar.
Diminuir a resistência do ar é primordial não apenas para alcançar velocidades maiores, mas também para diminuir o dispêndio energético, reduzindo o consumo de combustível e também oferecendo mais conforto e segurança ao condutor.
Existem ainda outras vantagens secundárias na utilização da carenagem. Uma delas é a diminuição do ruído. Em modelos esportivos, uma boa carenagem pode abafar o barulho do motor e proporcionar um conforto maior aos ouvidos. Outra vantagem é a dispersão do calor. Como o motor sempre gera muito calor, a carenagem ajuda a isolá-lo do seu corpo e ainda favorece a evacuação do ar quente.
As desvantagens
É claro que nem tudo são flores. O maior inimigo de quem quer uma moto com carenagem é o preço. Qualquer tombinho ou problema com ela representa geralmente um custo elevado de reparação.
Além disso, elas exigem mais atenção no reaperto constante, para não virarem mais uma fonte de ruído da moto. Por fim, ela torna toda a manutenção da moto mais complicada, já que esconde as peças do motor e não permite ver se alguma peça não está funcionando como deveria.
No fim, para saber se compensa comprar uma moto com carenagem, é bom se perguntar do que você realmente precisa: economizar dinheiro, ou ter uma moto mais ágil e bonita?

Comments