Rally Dakar 2016: Peru, Bolívia e Argentina formam o percurso inédito
- Compilado por AlexNasc Motorcycle
- 24 de set. de 2015
- 2 min de leitura
A organização do Rally Dakar divulgou nesta manhã, em Paris, o roteiro da edição de 2016, que terá largada no dia 3 de janeiro em Lima, capital do Peru, cruzará os altiplanos da Bolívia e a chegada acontecerá no dia 16 em Rosário, na Argentina.
Esta será a oitava edição do Rally Dakar na América do Sul. Mas a primeira em que o Chile não fará parte. Durante os últimos meses o país foi vítima de desastres naturais, o que provocou a necessidade da readequação do roteiro. Inicialmente a ASO, empresa organizadora da prova, previa um percurso passando pelos quatro países, mas a rota teve de ser alterada, eliminando a desejada passagem pelo Deserto do Atacama.
Com a disputa iniciando no Peru, os competidores enfrentaram muita areia e dunas, exigindo muita navegação, uma região que já fez parte do percurso nas edições de 2012 e 2013.
Pelo terceiro ano o território boliviano fará parte da prova. Mas pela primeira vez de forma completa, já que em 2014 apenas as motos e quadriciclos rodaram na Bolívia. Em 2015 os carros também. Em 2016 os caminhões e as equipes de apoio também terão de enfrentar as grandes altitudes com clima e piso diferenciados, condições sempre muito exigentes. Desta vez a caravana terá oportunidade de passar às margens do lago Titicaca.
Mantendo-se fiel ao Rally Dakar desde 2009, quando passou a ser realizado no continente, a Argentina receberá a parte final da prova, entrando por Salta e com pódio de chegada em Rosário, sede da largada de 2014. Terra, areia, pedras, além da tradicional enorme presença de público garantem a odisseia que os participantes devem enfrentar.

Fonte: ESPN
Comments