O fabricante bávaro está a estudar novos formatos para futuros motores elétricos.
- Compilado por AlexNasc Motorcycle
- 26 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Dada uma crescente preocupação ambiental e com a exponencial evolução que a tecnologia de baterias e de motores elétricos tem sido alvo nos últimos anos, os fabricantes de automóveis e motociclos têm dedicado bastante atenção ao tema dos veículos elétricos. A BMW em particular conta já com um veículo totalmente elétrico na sua gama de automóveis e uma scooter, a C Evolution, com uma autonomia de cerca de 100 km e um motor elétrico que debita 48 cv e uns impressionantes 72 Nm.
No entanto, a BMW parece estar a tentar tornar futuros modelos elétricos mais apelativos para os clientes que permanecem fiéis aos motores de combustão. Prova disso é um pedido de patente recentemente tornado público pela BMW que mostra um desenho de uma moto desportiva com uma unidade de potência constituída por dois motores elétricos dispostos paralelamente e nas laterais da moto ligados a uma transmissão central… Ou seja, no fundo, o que poderia ser um motor elétrico com um design que se aproxima dos motores bicilíndricos paralelamente opostos que tornaram a marca bávara conhecida.
Para além disso, estas imagens, criadas em computador pela publicação norte americana Cycle World, mostram ainda uma transmissão por cardan em tudo semelhante à atualmente utilizada pela BMW R Nine T e que durante vários anos foi utilizada nos modelos com motor boxer de refrigeração a ar. Aqui a BMW pretende novamente tornar este modelo um pouco mais familiar para os seus clientes.
Para além das vantagens em termos de design, esta solução técnica permite ainda instalar dois motores mais pequenos em vez de um único motor grande numa posição mais baixa o que reduz o peso do conjunto e o seu centro de gravidade. Como ambos os motores funcionam de forma independente também seria possível desligar uma das unidades de forma a reduzir o consumo energético aumentando a autonomia.
Resta esperar por um protótipo por parte da BMW que poderá chegar nos próximos anos.

Fonte: Motociclismo
Commentaires